Google Translate

Esta imagem tem um link para o Catecismo da Igreja Católica - Vaticano
“A Palavra de Deus, a liturgia da Igreja, as virtudes da fé,
da esperança e da caridade são fontes da oração.” (Catecismo)
Vá à Missa. Leia a Bíblia e reze o Terço!
Deus te abençõe. Amém.


«És grande, Senhor, e digno de todo o louvor [...]. Fizeste-nos para Ti e o nosso coração não descansa enquanto não repousar em Ti» ( S. Agostinho ).
O DESEJO DE DEUS: "O desejo de Deus é um sentimento inscrito no coração do homem, porque o homem foi criado por Deus e para Deus. Deus não cessa de atrair o homem para Si e só em Deus é que o homem encontra a verdade e a felicidade que procura sem descanso:" (Catecismo - 1ª Parte 1ª Secção 1º Capítulo - 27)
O QUE É A ORAÇÃO? "Para mim, a oração é um impulso do coração, é um simples olhar lançado para o céu, é um grito de gratidão e de amor, tanto no meio da tribulação como no meio da alegria." (Catecismo - 4ª Parte 1º Secção - 2558)
Quais as características da fé? "A Fé, dom gratuito de Deus e acessível a quantos a pedem humildemente, é uma virtude sobrenatural necessária para a salvação. O acto de fé é um acto humano, isto é, um acto da inteligência do homem que, sob decisão da vontade movida por Deus, dá livremente o seu assentimento à verdade divina. Além disso, a fé é certa porque fundada sobre a Palavra de Deus; é operante «por meio da caridade» (Gal 5,6); é em contínuo crescimento, graças, em especial, à escuta da Palavra de Deus e à oração. Ela faz-nos saborear, de antemão, a alegria celeste." (Catecismo - 1ª Parte 3º Capítulo - 153-165;179-180;183-184)
O que é que Deus revela ao homem? Deus revela-se ao homem, na sua bondade e sabedoria. Mediante acontecimentos e palavras, Deus revela-se a Si mesmo e ao seu desígnio de benevolência, que Ele, desde a eternidade, preestabeleceu em Cristo a favor dos homens. Tal desígnio consiste em fazer participar, pela graça do Espírito Santo, todos os homens na vida divina, como seus filhos adoptivos no seu único Filho. (Catecismo - 1ª Parte 1ª Secção 2º Capítulo - 50-53;68-69)

7 PECADOS CAPITAIS

 

Pequenas, muito pequenas são, às vezes, as causas de grandes danos. Um descuido qualquer pode ter em conseqüência, grandes desastres. Na vida espiritual não é diferente. Quem se acostuma a cometer faltas leves, sem delas se arrepender, e nada faz para delas se livrar, está em grande perigo de cometer faltas graves. As faltas leves são definidas como pecados veniais.
O pecado mortal é de todos o maior e deve ser evitado a todo custo, porque é ele que nos exclui da felicidade eterna. Pecados veniais não tem este efeito, mas predispõem a alma a consentir infidelidades maiores e preparam o caminho para o pecado mortal. O Pecado mortal define-se como a transgressão dos Mandamentos da Lei de Deus.
Já os pecados capitais são sete, e assim são chamados porque eles dão origem a inúmeros outros pecados e são a raiz onde brotam vários outros vícios. Memorizemos e cuidemos para não os praticar e, em caso de queda, não nos esqueçamos de purificar nossa alma através do Sacramento da Confissão. São eles:
 
1. Soberba - Basto-me, não dependo de ninguém!

2. Avareza. - Quanto mais tenho, mais quero

3. Luxúria. - Sensualidade, incontinência sexual. 
 
4. Ira. - Descontrole cerebral, por perda do auto-domínio

5. Gula. - Amor excessivo às iguarias.

6. Inveja. - Ele tem. Porque não tenho?

7. Preguiça. Não a patológica (por doença); mas a que leva ao desconhecimento de Deus e à prática de boas obras.

Fonte: http://www.paginaoriente.com/catecismo/pecadoscapitaiseveniais.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário